Estudo da Harmonia

A música é composta basicamente de três "partes".  Melodia que são as notas tocadas ou cantadas sequencialmente, seria a letra cantada ou um solo de um instrumento de cordas por exemplo. O ritmo, que é a pulsação ou as "batidas". E a harmônia que são notas tocadas simultaneamente representada pelos acordes ou como se fala por aí, é a "base".

O estudo da harmonia é meio complicado e tem suas nuances. Por isso vamos dividir esta parte em três. Básico, Intermediário e Avançado.

Pré-requisito: NENHUM
Aqui aprenderemos a tocar os acordes das tonalidades maiores, sem se preocupar muito com os detalhes de sua formação, ou função que eles apresentam nas músicas. O foco é conhecer o braço do instrumento e se familiarizar com sua sonoridade. Vamos, nesta etapa, começar a sentir o ukulele e sua musica. Sempre com exemplos de músicas conhecidas.

Pré-Requisito: Melodia Nível Intermediário e Harmonia Nível Básico.
Nesta etapa vamos introduzir o conceito de harmonia funcional e começar a explicar a função que cada acorde tem numa composição. Será explicado também como se constrói um acorde de três notas (tríades) e o porquê de cada acorde estar em cada parte da música.

Pré-requisito: Harmonia Nível Intermediário e Melodia Nível Intermediário.
Nesta fase aprenderemos a formar e utilizar as tétrades, adição de notas estranhas ao acorde (quartas, sextas sétimas e etc.). Vamos focar também na rearmonização de uma composição, para não nos prendermos de fato e não sermos meros repetidores.


Faço votos que esses ensinamentos sejam úteis.