Os exercícios da mão direita visam, primeiramente, destravar os dedos e permitir que se adquira velocidade no toque das cordas. Outro objetivo destes exercícios é permitir que o som seja limpo e cristalino. Afinal, de nada adianta tocar rápido, decorar todos os acordes e o som sair "sujo", trastejando ou com um "ataque" demasiado forte. Isso é muito ruim.

Outro problema que a falta de exercícios da mão direita provoca é tocar fora do tempo da música, ou fora do ritmo. Isso acaba por deixar o aprendiz desmotivado.

Mão Direita

Objetivos
Metrônomo

Antes de iniciar os exercícios vamos conhecer um amigo do músico que os iniciantes temem. O metrônomo.

Não precisamos gastar dinheiro com isso agora. Vamos instalar um aplicativo de celular que faz este trabalho.

Um metrônomo tem uma série de possibilidades para marcar o tempo. Não vamos nos apegar nisso agora. Apenas configure a para 60 bpm ou batidas por minuto.

Exercício 01

Com o metrônomo soando 60 batidas por minuto, comece a tocar a corda 4. A cada batida do metrônomo, você deve ferir a corda com o polegar. Mas preste muita atenção. O toque deve ser tal que o som da corda se sobreponha ao som da batida do metrônomo. Neste video o guitarrista Marcos de Ros explica de maneira muito didática como utilizar o metônomo.