Os exercícios para mão esquerda apresentados aqui servem para dar agilidade aos dedos do indivíduo. Além disso servirão também para conhecer melhor o ukulele e se familiarizar com ele e sua sonoridade.

A partir de agora nomearemos os dedos da mão esquerda com números:

Indicador: 1
Médio: 2
Anular: 3
Mínimo: 4

O polegar servirá para dar sustentação à pegada no braço.

Neste exercício focaremos o que vamos chamar de primeira região do braço do ukulele. Mais especificamente da casa zero, ou seja, cordas soltas até a casa 4. Conforme a figura abaixo:

Exercícios Para Mão Esquerda

Exercício 01

Isto posto, passaremos à execução do exercício:

Com o dedo indicador apertando a quarta corda na sequência que indica a figura a seguir. Repetir por no mínimo 5 minutos antes de cada lição que for estudar. 

Agora faremos o mesmo método para a corda 3

Agora faremos o mesmo método para a segunda corda

E finalmente para a primeira corda

Este primeiro exercício servirá para ir soltando as mãos. É importante praticar sempre que puder e de preferência antes de iniciar os estudos ou tocar uma música. É um aquecimento.

Exercício 02

Neste exercício faremos os mesmos movimentos do Exercício 01, mas na segunda região do braço do ukulele. Mais especificamente da casa cinco até a casa 8. Conforme a figura abaixo

Com os dedos indicados pressionar as corda na sequência que indica a figura a seguir. Repetir por no mínimo 5 minutos antes de cada lição que for estudar. 

 


Primeiramente para a quarta corda.

Agora faremos o mesmo método para  a terceira corda

Agora faremos o mesmo método para  a segunda corda

Agora faremos o mesmo método para  a primeira corda