Depois de dominada a primeira posição, passemos a segunda posição:

Estudo da Melodia Nível Básico

Estudo das Escalas Diatônicas Maiores

Nesta etapa, conforme foi dito, o importante é a memorização das escalas no braço do ukulele. Sem, contudo, nos importarmos com as funções das notas.

É importante, porém, aprender alguns detalhes. Estes detalhes serão profundamente estudados no Estudo da Melodia nível intermediário, neste mesmo site.

Por agora basta saber que a música ocidental como nós conhecemos, é baseada numa escala cromática de 12 notas, sendo 7 naturais e 5 alteradas (bemól ou sustenido). São elas:

Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - La# - Si - Dó

Usando o símbolo de sustenido para as alterações, ou

Dó - Reb - Ré - Mib - Mi - Fá - Solb -Sol - Láb - Lá - Sib - Si - Dó

Que são, em termos de sons, a mesma coisa. É só uma diferença de notação. Mais tarde veremos que isso traz algumas implicações, mas agora elas não são importantes.

Importante salientar que a as notas apresentadas acima estão localizadas em casas consecutivas no braço do ukulele. Uma a uma. Mais especificamente na terceira corda (de baixo para cima).
Isso equivale a dizer, mais formalmente, que essas notas consecutivamente, estão a meio tom de distância umas das outras.
Nesta parte do trabalho vamos focar nas escalas diatônicas, que são compostas por sete notas, baseadas na escala de dó maior. Este tipo de escala se caracteriza por ter a seguinte distribuição:

Dó             Ré               Mi                   Fá               Sol                Lá              Si                     Dó
       1tom          1tom         meiotom          1tom          1tom         1tom        meio tom

Ou seja, sempre distâncias de um tom (pulamos uma casa no braço do ukulele)  entre as notas, exceto entre a terceira e a quarta notas e entre a sétima e a oitava, que tem meio tom de distância, estando em casas vizinhas portanto.



MÃOS À OBRA

 


Chega de conversa e vamos praticar as escalas diatônicas maiores maiores. 
Devido a afinação do ukulele ser poder ser reentrante, ou seja, ter a quarta corda mais aguda que a terceira, vamos tomar a terceira como base para nossos estudos de escalas.

Eis a escala de dó maior. Recomendo praticar diariamente até adquirir velocidade, firmeza e um som "limpo".


1 - Escala diatônica de DÓ MAIOR

Composta pelas notas:

dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - dó

Primeiro pratiquemos a primeira posição:

2 - Escala diatônica de RÉ MAIOR



Primeiro pratiquemos a primeira posição:

Depois de dominada a primeira posição, passemos a segunda posição:

3 - Escala diatônica de MI MAIOR

Primeiro pratiquemos a primeira posição

Depois de dominada a primeira posição, passemos a segunda posição:

4 - Escala diatônica de FÁ MAIOR


Como se pode observar, os desenhos das escalas são os mesmos, apenas "caminhamos" na direção da boca do ukulele. Com isso basta praticar estas escalas e as demais serão consequência, mudando a posição da primeira nota da escala.